quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dado estatístico interessante

Olhando para a classificação completa do campeonato, vemos que o Benfica tem os mesmos golos marcados que o Porto.

Não é curioso ver, que uma equipa que tem dois pernetas no ataque, como Kléber e Janko, marca os mesmos golos que o Benfica, que tem Cardozo, Rodrigo, Saviola, Nolito, Gáitan, Aimar, Bruno César, etc...?

O Porto, do meio campo para a frente, resume-se a Hulk, e de vez em quando a Hulk e James.

O treinador Jorge Jesus, considerado um técnico exclusivamente de ataque, tem uma equipa que marca os mesmos golos, que o Porto de Vítor Pereira, um treinador que premeia mais o equilibrio da equipa.

O Benfica, tirando uma meia dúzia de jogos na Luz, nunca foi uma equipa com mais capacidade concretizadora que o Porto. É o que os números dizem: 62 golos para cada equipa.

É claro que não foi por causa disto que perdemos o campeonato, porque como dizia Phil Jackson, quem ganha os campeonatos são as defesas, e a nossa sofreu mais 9 golos que o Porto.

Agora não me venham com cantigas. Já aqui disse que Nolito, se fosse mais vezes utilizado, tinha marcado para cima de 15 golos no campeonato, porque é um jogador que anda sempre à "cuca".

Saviola também foi muito mal rentabilizado.

Gáitan foi um jogador, na maior parte das vezes, inconsequente. Naquela posição tem que marcar os mesmos golos que marcou o James.

E é nestes detalhes, na produtividade de alguns jogadores, e na fragilidade da nossa defesa, com jogadores de grande nível, que entra o demérito do treinador.

Devíamos ter marcado mais, mas, definitivamente, devíamos ter sofrido muito menos...

Por estas e por outras, é que o Porto teve algum mérito na conquista do título. Mas apenas algum... senão ainda me enchem a caixa de comentários com insultos e "deves ser portista", etc, etc...

Para esses, e porque é preciso agradar a todos os leitores, também digo: Se não fossem os ladrões dos árbitros tinhamos sido campeões. À vontadinha...

3 comentários:

  1. Para mim as arbitragens e as equipas amigas é que permitem que a diferença não seja enorme. De cabeça lembro-me de 3 golos do Porto em fora-de-jogo (2 Nacional e 1 Benfica) e 2 golos mal anulados ao Benfica (Paços e Olhanense). Logo aqui existe uma diferença de 5 golos. Isto sem falar nos inúmeros foras-de-jogo mal tirados aos jogadores do Benfica e adversários do Porto quando estes tinham grandes possibilidades de fazer golo. E não são um nem 2 casos. Passa da dezena o numero em que isso aconteceu.

    Por fim os pénaltis que não foram marcados a nosso favor, os que foram marcados a favor deles, os que foram marcados contra nós e os que não foram marcados contra eles. Podes acreditar que isto daria uma diferença de mais de 10 golos. E digo 10 para ser simpático porque são bem mais que 10.

    ResponderEliminar
  2. A diferença esta no poder... o futebol clube do Porto o tem e o SLBenfica não!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu digo. Com a qualidade que tem o nosso plantel devíamos ter sido campeões à vontadinha e sem espinhas, mesmo contra as arbitragens afrutadas.
    O JJ não presta.

    ResponderEliminar