domingo, 4 de março de 2012

Olhar para o futuro...

O futuro do Benfica, sim, porque o passado já lá vai, deve ser encarado com o máximo de seriedade, uma vez que o campeonato ainda não acabou, e a liga dos campeões está aí à porta.

Vamos por partes:

1. A liga dos campeões regressa nesta terça-feira, com um desafio que pode colocar o Benfica nos quartos de final da prova, depois de em 2006 lá ter chegado, pela mão de Ronald Koeman.
Pese embora muitos dizerem que o Benfica não pode aspirar a mais do que os quartos de final, a sorte do sorteio vai determinar se podemos, ou não, chegar às meias-finais, o que seria histórico, uma vez que a útima participação nessa fase da competição remonta a 1990, no célebre duelo com o Marselha, que ficou decidido pela mão de Vata.

Ganhar ao Zenit é importantíssimo, para confirmar uma campanha europeia que tem sido bastante positiva. Uma derrota, e ninguém se lembrará do óptimo que foi feito até então.

Daí que ganhar é o único caminho, até para recuperar a motivação perdida, pelos últimos desaires no campeonato.

Daí para a frente, depende do sorteio... Mas não podemos ignorar que equipas como o Chelsea, Inter e Bayern de Munique têm a vida complicada para seguir em frente, daí que é legitimo pensar que equipas como o Basileia, Marselha e Nápoles estão ao nosso alcance nos quartos de final, para além de um hipotético Lyon, isto se o Apoel não teimar em fazer surpresa na prova.

Claro que um Barcelona, ou um Real Madrid, não nos deixam muitas esperanças, por isso só nos resta esperar que na terça-feira o Benfica seja apurado, e que depois as bolas do sorteio sejam nossas amigas.

Lembro que, em 2006, eliminamos o Liverpool, e só não fomos mais além, porque os caprichos do sorteio nos colocaram pela frente o super Barcelona.

Daí que é legitimo ter esperanças em abraçar a sorte de passar, e apanhar uma equipa que não venha de Espanha.

2. No campeonato, o Benfica só tem um caminho: Ganhar os 9 jogos que faltam, e esperar que o Porto perca pontos em 2 jogos. Pode ser 1 derrota e um empate, ou mesmo 2 empates.

Colocam-se, portanto, duas perguntas:
É capaz o Benfica de vencer os 9 jogos que faltam? E mesmo assim, o Porto vai perder esses 4 ou 5 pontos?

Tenho para mim que, se o Benfica vencer os 9 jogos que faltam, é campeão! Mas desconfio que tal aconteça.

Porque estou certo que o Porto vai perder, no minimo, 4 pontos até acabar o campeonato.

Lembro-me que em 2006/07, o Benfica recebeu o Porto na Luz, com menos 1 ponto que o adversário, já a meio da 2ª volta. Empatamos e ficou tudo na mesma. Na altura disseram que o Porto iria ser campeão, porque havia passado na Luz, e se o Benfica havia desperdiçado essa oportunidade para passar para primeiro, já não iria ter outra.

Logo na jornada seguinte, empatamos em Aveiro, para além de outros pontos perdidos à posterior, e deixamos o Porto mais à vontade. Acontece que o Porto ainda viria a perder no Bessa, e a empatar em Paços, e a perder pontos em outro jogo (não me recordo agora o adversário), entrando para a última jornada com apenas 2 pontos de avanço sobre o Benfica.

Tivéssemos ganho os jogos todos até final, e tinhamos sido campeões.

Por isso é preciso concentração máxima para o que falta de época. Há que ganhar os jogos todos! E nisso, de engatar longas séries de vitórias, Jesus é especialista, ao contrário de ganhar ao Porto.

1 comentário:

  1. Nessa época 2006/2007 se não me engano também estavamos lançados na Taça Uefa.

    Tinhamos perdido em Barcelona frente ao Espanhol, por 3-2, e em casa empatàmos 0-0.

    Há aqui alguma dicotomia mas espero que não se repita.

    ResponderEliminar